Pensamentos, idéias e as experiências de um jogador (não só) de RPG.

quarta-feira, 20 de outubro de 2004

Munchkismos e afins

Não sei se preciso explicar o que significa Munchkin, mas vai saber... Para não polemizar nem dar nome aos bois em exemplos esdrúxulos, vou direto à fonte:

muhnch'kin/ [Squeaky-voiced little people in L. Frank Baum's "The Wizard of Oz"] A teenage-or-younger micro enthusiast hacking BASIC or something else equally constricted. A term of mild derision - munchkins are annoying but some grow up to be hackers after passing through a larval stage.

No RPG a gente classifica os jogadores de munchkins quando eles conseguem a proeza de montar personagens para liquidar com qualquer bom senso de uma aventura. São guerreiros sanguinários repletos de combos, ou criaturas que conseguem ter poderes plenos de combate (geralmente) e até mesmo cientistas malucos com 20 anos de idade.

Isso não é novidade para ninguém, sempre achamos isso na mesa de jogo e até mesmo encontramos em mestres que querem com isso dar uma lição em jogadores pretendentes ao posto de munchkin na mesa. Estes NPCs que sempre dão um couro enorme na gente são os pubah-grand-masters em alguma luta, ou perícia de combate e como se não bastasse isso, tem o aval do mestre para jogadas escondidads de dados ou simplesmente acertos incondicionais nos testes aplicados.

Mas não vamos falar deles. Por hora...

O que queria era prestar uma homenagem lembrando de um dos melhores casos que tive numa mesa de jogo.

Era uma sessão de Kult, e cada personagem foi montado levando-se em conta algum segredo e alguma passagem militar em seu histórico. É aí que entra Johnny (nome fictício) e o seu ex agente da CIA, e do FBI, que teve treinamento em artes marciaias enquanto morava e posteriormente trabalhava no Tibet, além de ter participado de várias ações militares, o personagem de Johnny também tinha um sexto sentido que lhe garantia algumas habilidades um pouco não ortodoxas.

Só para encurtar ele podia usar seus “poderes” para saltar até 25m de altura.

Tudo isso na tenra idade dos 28 anos. Não preciso dizer que reformulamos todo seu personagem antes do jogo começar né?

O mais engraçado é que mesmo com toda esta furada no sistema, que te permite estes combos absurdos, os jogadores ainda conseguem fazer burradas homéricas. Já vi personagens em jogos de lobisomem que, quando em crinos, tentam se enfiar por buracos de bueiro... Ou então confiantes medtechs tentando se passar por solos, vampiros tendo pití quando estão no banco de trás de uma viatura após tentarem roubar uma loja num shopping center... e por aí vai.
Engraçado que muitas vezes o jogador não nota, mas na verdade não é preciso ter um personagem assim para se sair bem, o que

 
eXTReMe Tracker