Qual a história do RPG?
Estava lendo as mensagens dos fóruns e listas que participo e sempre vejo esta questão levantada de diferentes maneiras. E respondidas de maneiras mais diferentes ainda. Mas o conteúdo é quase sempre o mesmo mudando um pouco em cada versão.
Antes de falar a minha ( lógico, não poderia deixar escapar esta oportunidade), gostaria de pensar aqui um pouco o porquê desta pergunta.
Alguma vez alguém perguntou a um jogador de gamão: "O que é este jogo? O que significa gamão?" Ou Go, Xadrez, truco...buraco...
Esta curiosidade vem daonde? Será que ela surge só quando alguém vê o jogo? Sei que me divirto às vezes com algumas explicações e dúvidas, mas fazer o que né? O jogo é esquisito mesmo, se observarmos como jogo.
Mas se pensarmos com uma brincadeira com regras a coisa fica bem mais fácil, né?
Como tudo que conhecemos o RPG nasceu cresceu e evoluiu e até que segura a onda com a chegada dos games e da alta tecnologia... afinal quer coisa mais engraçada que jogar RPG online? Eu acho demais!
Mas aí então vemminha teoria sobre a história do RPG.
Tirando alguns detalhes técnicos que geram discussões homéricas entre fãs, vamos dizer que o RPG surgiu não do Dungeons&Dragons em 1974, mas que tal em 1973 com Blackmoore Chainmail? Que tal então não estipularmos uma data precisa?
Que tal pensarmos que o RPG evoluiu de outra coisa?
Afinal muita gente sabe que ele veio dos jogos de guerra, dos jogos de simulação de batalhas, então assumindo isso podemos dizer que o RPG vem de jogos onde o enfoque eram as batalhas e suas resoluções entre exércitos, e que em algum momento, quase que coincidentemente, estes jogadores de estratégia, influenciados pela literatura fantástica na década de 60, começaram então a usar seus exércitos, que outrora eram Napoleônicos, como grupos de elfos, anões e humanos, lutando entre si.
Nesta mesma época alguns jogadores começam então a pensar em batalhas mais específicas, e ao invés de simular lutas entre grandes exércitos, começaram a representar pequenas batalhas que poderiam ser cruciais para a história do mundo (fantástico ou não), surgindo assim a necessidade de sabr mais sobre os soldados, seus desejos e ideais, sua força, suas habilidades...
Entendendo esta passagem você começa a entender de onde Gygax, Arneson e outros caras naquela época começaram a esboçar um primeiro retrato do RPG.
Uma vez que eles sentaram e começaram a escrever, e mais importante, a jogar, as coisas ficaram mais claras. A princípio o jogo era muito estático, com magia e combate que mais lembram as regras de batalha naval...
O tempo passou, um monte de jogos foram aparecendo, e de vez em quando um ou outro trazia uma sacada fantástica (isso virá em outro post) e o jogo foi evolindo junto com os jogadores.
Por volta dos anos 80 a coisa toda estava estabelecida, e aí começaram a surgir os módulos genéricos, que na minha opinião nada mais é que o pai do sistema aberto. Agora podiamos montar qualquer tipo de jogo, seguindo uma bíblia de regras (vocês acham o GURPS pesado? Não conheceram HERO então...) que deixava qualquer mestre insano.
Estava demorando mas aparece nos anos 90 um cara que consegue falar o que muito mestre estava querendo: fodam-se as regras, vamos interpretar. Vamos deixar a interpretação ser o guia, o carro chefe do RPG. As regras de ouro que "surgia" com o Vampire de Rein Hagen e cia. ltda.
Mais uma vez o RPG mudava, melhorava (na visão de alguns) e tomava novos rumos.
Durante toda aquela década os jogos, jogadores e sistemas melhoravam, surgiam novos jogos, novos estilos de jogar, novas experiências. E antigos jogos eram redescobertos. Amber, Castelo Falkenstein, Cyberpunk 2020, etc.
Hoje vemos uma outra fase distinta, a dos sistema d20, do Open Source. Das regras básicas liberadas para vc usar como quiser (desde que se siga a ordem do grande irmão) e das pequenas editoras resurgindo após muita gente ter desaparecido após o boom do cardgame.
E o RPG ainda vai mudar, e a gente vai acompanhar esta mudança. Por enquanto podemos dizer que ele é uma grande bricadeira de faz de conta onde você, seguindo algumas regras pode criar aventuras e histórias com seus amigos e passar um bom tempo curtindo esta brincadeira.
Isso é RPG. Pelo menos pra mim.
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