Pensamentos, idéias e as experiências de um jogador (não só) de RPG.

segunda-feira, 2 de agosto de 2004

Qual a história do RPG?

Estava lendo as mensagens dos fóruns e listas que participo e sempre vejo esta questão levantada de diferentes maneiras. E respondidas de maneiras mais diferentes ainda. Mas o conteúdo é quase sempre o mesmo mudando um pouco em cada versão.

Antes de falar a minha ( lógico, não poderia deixar escapar esta oportunidade), gostaria de pensar aqui um pouco o porquê desta pergunta.

Alguma vez alguém perguntou a um jogador de gamão: "O que é este jogo? O que significa gamão?" Ou Go, Xadrez, truco...buraco...

Esta curiosidade vem daonde? Será que ela surge só quando alguém vê o jogo? Sei que me divirto às vezes com algumas explicações e dúvidas, mas fazer o que né? O jogo é esquisito mesmo, se observarmos como jogo.

Mas se pensarmos com uma brincadeira com regras a coisa fica bem mais fácil, né?

Como tudo que conhecemos o RPG nasceu cresceu e evoluiu e até que segura a onda com a chegada dos games e da alta tecnologia... afinal quer coisa mais engraçada que jogar RPG online? Eu acho demais!

Mas aí então vemminha teoria sobre a história do RPG.

Tirando alguns detalhes técnicos que geram discussões homéricas entre fãs, vamos dizer que o RPG surgiu não do Dungeons&Dragons em 1974, mas que tal em 1973 com Blackmoore Chainmail? Que tal então não estipularmos uma data precisa?

Que tal pensarmos que o RPG evoluiu de outra coisa?

Afinal muita gente sabe que ele veio dos jogos de guerra, dos jogos de simulação de batalhas, então assumindo isso podemos dizer que o RPG vem de jogos onde o enfoque eram as batalhas e suas resoluções entre exércitos, e que em algum momento, quase que coincidentemente, estes jogadores de estratégia, influenciados pela literatura fantástica na década de 60, começaram então a usar seus exércitos, que outrora eram Napoleônicos, como grupos de elfos, anões e humanos, lutando entre si.

Nesta mesma época alguns jogadores começam então a pensar em batalhas mais específicas, e ao invés de simular lutas entre grandes exércitos, começaram a representar pequenas batalhas que poderiam ser cruciais para a história do mundo (fantástico ou não), surgindo assim a necessidade de sabr mais sobre os soldados, seus desejos e ideais, sua força, suas habilidades...

Entendendo esta passagem você começa a entender de onde Gygax, Arneson e outros caras naquela época começaram a esboçar um primeiro retrato do RPG.

Uma vez que eles sentaram e começaram a escrever, e mais importante, a jogar, as coisas ficaram mais claras. A princípio o jogo era muito estático, com magia e combate que mais lembram as regras de batalha naval...

O tempo passou, um monte de jogos foram aparecendo, e de vez em quando um ou outro trazia uma sacada fantástica (isso virá em outro post) e o jogo foi evolindo junto com os jogadores.

Por volta dos anos 80 a coisa toda estava estabelecida, e aí começaram a surgir os módulos genéricos, que na minha opinião nada mais é que o pai do sistema aberto. Agora podiamos montar qualquer tipo de jogo, seguindo uma bíblia de regras (vocês acham o GURPS pesado? Não conheceram HERO então...) que deixava qualquer mestre insano.

Estava demorando mas aparece nos anos 90 um cara que consegue falar o que muito mestre estava querendo: fodam-se as regras, vamos interpretar. Vamos deixar a interpretação ser o guia, o carro chefe do RPG. As regras de ouro que "surgia" com o Vampire de Rein Hagen e cia. ltda.

Mais uma vez o RPG mudava, melhorava (na visão de alguns) e tomava novos rumos.

Durante toda aquela década os jogos, jogadores e sistemas melhoravam, surgiam novos jogos, novos estilos de jogar, novas experiências. E antigos jogos eram redescobertos. Amber, Castelo Falkenstein, Cyberpunk 2020, etc.

Hoje vemos uma outra fase distinta, a dos sistema d20, do Open Source. Das regras básicas liberadas para vc usar como quiser (desde que se siga a ordem do grande irmão) e das pequenas editoras resurgindo após muita gente ter desaparecido após o boom do cardgame.

E o RPG ainda vai mudar, e a gente vai acompanhar esta mudança. Por enquanto podemos dizer que ele é uma grande bricadeira de faz de conta onde você, seguindo algumas regras pode criar aventuras e histórias com seus amigos e passar um bom tempo curtindo esta brincadeira.

Isso é RPG. Pelo menos pra mim.

 
eXTReMe Tracker