Pensamentos, idéias e as experiências de um jogador (não só) de RPG.

sábado, 24 de julho de 2004

Blue Book

 Já aalgum tempo tenho preparado um workshop para jovens mestres e um dos pontos que abordo é o Blue Book, uma técnica de montar personagem que ajuda tanto o mestre quanto o jogador, evitando personagens inverossímeis e over-power.

O problema é que por um lado você tem sempre um jogador que monta personagens voltados só para o estilo do jogo e se esquece dos detalhes, e do que deixaria o seu personagem mais colorido e real.

Por outro lado você tem  problema do mestre em receber não um personagem mas uma lista de pericias reunidas e que não diz nada com nada.

Faça o teste, pegue um personagem criado normalmente por joadores e tente visualiza-lo...

Impossível!

Todos os guerreiros, todos os vampiros, todos eles acabam sendo a mesma coisa! Um estereótipo muito mal feito por sinal.

Com o blue book a coisa fica diferente, você começa a montar um personagem com conteúdo e acaba descobrindo que fica mais divertido um personagem assim, com falhas e defeitos do que aquele que tem somente a lista necessária para o jogo.

Mas como funciona este tal de blue book? A coisa é simples, você imagina o tipo de personagem que quer montar e começa a detalhar e escrever os grandes momentos de sua vida (sejam eles bons ou ruins).

Conforme vai montando esta história do personagem, você começa a acrescentar e mudar algumas coisas na planilha e assim vai montando um personagem com vida, único e com características realmente especiais.

Dois exemplos muito divertidos saíram desta brincadeira. Eu num dos grupos mais queridos que tive, eu jogava com um grande amigo, Itiro, e numa dessas aventuras de D&D ddecidimos montar nossos personagens usando um blue book. Acabamos com um anão mestre em armas e ferreiro (ele) com um dicípulo minotauro (eu) que havia sido resgatado e criado pelo anão e seu grupo de slayers. Basta imaginar a cena do anão sendo seguido e venerado como pai por um minotauro... Diversão para gente que estava cansado da mesmice do jogo, e esta dupla foi responsável por boa parte de nossas memórias daqueles tempos.

O outro exemplo veio na minha última palestra que fiz no EIRPG de Curitiba. O grupo que não sabia sobre o Blue Book acabou montando um grande personagem. O que era para ser um simples anão guerreiro virou um personagem cheio de histórias, e alimentando o mestre com informações e maneiras de encaixar o resto do grupo na aventura e fazer dela algo mais excitante para os jogadores.

Atualmente estou trabalhando num projeto que reúno meu workshop e minha pesquisa sobre RPG, especialmente o que se discute na lista RPG_em_debate no yahoo...

Enquanto isso mais blue book na veia agora com uma aventura para ser mestrada em breve!

 

 
eXTReMe Tracker