Pensamentos, idéias e as experiências de um jogador (não só) de RPG.

sexta-feira, 13 de agosto de 2004

Play it again Sam

Hoje, sexta feira 13... vocês vão sair de casa? (entra música sombria...)

Música? Que música? Alguém usa música nas aventura de RPG?

Esta é uma discussão boa, onde muita gente compra uma briga ao dizer como usa ( se é que usa) alguma música em jogo.

Eu acho que ela é parte integrante de uma boa aventura, especialmente aquelas onde o suspense ou a ação ditam o tom. Coma música podemos criar o clima ou simplesmnete com poucos acordes, deixar o jogador de cabelo em pé.

Mas muita gente acha que a música pode atrapalhar, e com certeza em alguns casos atrapalham, especialmente se estão altas demais (eu uso bem baixinho, quase imperceptível ao fundo) ou se são de alguma banda de metal. Neste último caso se a banda for conhecida e estiver sofrendo de uma crise de sucesso, os jogadores com certeza vão parar de prestar atenção no jogo para ouvir e comentar sobre a música e a banda.

Mas e quando a música instrumental toa bem baixinho enquanto você vai descrevendo os personagens entrando à noite num cemitério... Ou outra música cheia de adrenalina numa perseguição de carro?

Minhas dicas são...

1- Uso de música clássica, industrial, canto lírico, ou até mesmo um rock para algumas cenas.

2- Música sempre num volume baixo, ela é o pano de fundo e não a atração do jogo.

3- Controle remoto ou um cd/micro programável para evitar de vc sair da mesa a toda hora

4- Usar a música cliché (um exemplo é a música de Tubarão) a seu favor.

Com ela conseguimos manipular jogadores e criar um clima mais propenso ao roleplay.

Eu já notei isso.

Faça você mesmo o teste. Fique somente descrevendo a cena e o jogador vai apenas arremessar os dados e ver o resultado. Coloque uma musica antes, bem baixinho e eles já se entreolham, inclinam sobre a mesa e interpretam melhor o personagem.

Não é isso o que a gente mais quer? ;-)

 
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