Pensamentos, idéias e as experiências de um jogador (não só) de RPG.

quarta-feira, 11 de agosto de 2004

Lá se vai o pequeno Nemecsek

Outro dia, quando escrevi o post sobre uma de minhas experiências com o Sítio do Pica Pau Amarelo, lembrei-me dos livros que li na infância e na escola.

Uma dúvida ficou no ar... Será que os livros são os mesmos? Será que tem uma nova leva de garotos lendo Cachorrinho Samba, Mistério do 5 Estrelas, Um Cadáver Ouve Rádio?

Estes livros foram o combustível inicial que alimentou minha sede por histórias e aventuras. Pouico depois já estava lendo Sherlock Holmes, Agatha Christie, e por aí vai.

Mas neste começo, 3 livros me marcaram muito e de tempos em tempos eu os procuro na minha estante para ler um capítulo ou para relê-lo novamente de cabo a rabo.

Um deles, O Gênio do Crime, escrito em 69 por João carlos Marinho está gasto de tanto que li. Lembro de, quando garoto, ser transportado para São Paulo para me juntar ao Bolachão e sua turma contra os falsificadores de figurinhas.

Que livro é esse... que delícia para um garoto viver uma aventura daquela!

O segundo livro, também lido quando muito garoto foi O Fantástico Homem do Metrô, de Stella Carr. Um suspense com toques surreais, maçonaria, segredos e criatuas estranhas. Devorei o livro diversas vezes, e outro dia num arroubo de nostalgia, busquei o livro novamente. Ele estava escondido, bem no fundo da estante e quando eu o abri, encontrei uma pequena notinha, escrita por mim sabe-se lá quando.

Nela estava escrito um rascunho de aventura. Talvez uma das minhas primeiras incursões ao RPG.

Mas o livro que me emociona sempre quando leio e que é um dos meus livros de cabeceira é Os Meninos da Rua Paulo do húngaro Ferenc Molnar. Amo o livro, amo os personagens. E que história... que história deliciosa... Toda vez que leio me sinto parte do grupo de jovens da velha serraria.

Minha edição, da ediouro, foi revisada por nada mais nada menos que Aurélio Buarque de Holanda. Este livro, na minha opinião, deve ser lido por toda a molecada. Uma lição de vida bem humorada e dramática.

 
eXTReMe Tracker