Pensamentos, idéias e as experiências de um jogador (não só) de RPG.

segunda-feira, 9 de agosto de 2004

Bananada de Goiaba

Há muito tempo atrás, nos anos 90 quando eu trabalhava na Devir (voltei a trabalhar lá em 2001), eu tinha uma vontade muito grande de desenvolver uma aventura e um cenário de jogo baseado no universo de Monteiro Lobato.

Na época, reli alguns de seus livros para me situar melhor com os possíveis jogadores e me preparei para mestrar. Fiz várias mesas de jogo sempre envolvendo 5, 8 garotos de idade de 12 a 15 anos, mas num fimde semana levei um dos maiores sustos de minha vida.

Chamado para um evento comemorativo de Lobato, lá fui eu para o Centro Cultural Itau (se minha memória não falha) e ao chegar descobri que minha mesa seria para 40 crianças que estavam chegando num ônibus.

Depois do pânico inicial, me dei conta que era possível sim, mestrar para bastante gente, bastava não colocar um persoangem para cada garoto na trama mas simfazer com que uma parte deles decidice o que fazer com um personagem apenas.

Foi uma das primeiras vezes que foi mestrado num evento uma aventura para tanta gente ao mesmo tempo.

Até hoje ainda me lembro das crianças tentando salvar a Emília Cuca...

Estou lembrando de tudo isso porque hoje recebi um e-mail de uma pessoa muito querida que encontrei na época. A Profa. Sônia Rodrigues.

Eu a conheci no Rio onde fui participar de outro evento de RPG. Infelizmente fomos por caminhos diferentes mas acredito que iremos nos encontrar em breve.

Ela está lançando um blog e também sua tese de doutorado, pela Bertand Brasil, com o título Roleplaying Game e Pedagogia da Imaginação no Brasil.

Para quem está trabalhando ou interessado no RPG e suas aplicações, esta com certeza será uma boa leitura.

 
eXTReMe Tracker