Pensamentos, idéias e as experiências de um jogador (não só) de RPG.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2004

Montando personagens - habilidades

Uma das coisas que incomoda qualquer mestre é quando o personagem vem com algumas habilidades estratosféricas enquanto outras beiravam o risível. Estas são as primeiras situações onde vc consegue encontrar um jogador munchkin.

Nada mais chato que isso, mesmo quando a gente só vai jogar por diversão, sem se concentrar muito na coisa toda, ter um personagem com estas características é tão ruim quanto descobrir que seu companheiro de mesa é um desses jogadores amantes de combos e furo de regras.

Uma solução para meus jogos de GURPS surgiu na palestra sobre jogos esquisitos do 2º Grito, onde o Itiro comentava sobre um dos sistemas onde as habilidades eram definidas de uma maneira que pode muito bem quebrar estacoisa de se ter “habilidades com armas e coisas perogosas NH18” e outras habilidades com NH 10...

Então pensei em aplicar esta regra de habilidades no GURPS. E isso pode valer para outros sistemas, com ligeiras adaptações.

No caso do GURPS, se o jogador montar um personagem com 5 habilidades nivel 11, ele poderá ter no máximo 4 habilidades em nível 12, 3 habilidades em nível 13, 2 em nível 14 e apenas 1 em nível 15.

Isso pode refrear o desejo dos jogadores em bombar apenas algumas perícias e deste modo o personagem fica com uma base crativa mais elaborada, com a relação de perícias equivalentes à sua experiência.

Não vejo a hora de testar isso. Mas para tanto tenho que esperar a chegada do 4ª edição do GURPS que não chega nunca...

 
eXTReMe Tracker