Pensamentos, idéias e as experiências de um jogador (não só) de RPG.

quinta-feira, 22 de março de 2007

Qual é a música?

Tinha uma época em que eu estudava na USP, e ia pra casa dos meus pais no fim de semana para poder rever os amigos que estavam também batalhando o primeiro ano da faculdade e outros ainda no cursinho.

A música sempre me acompanhou e naquela época eu e um grupo de amigos que éramos quase irmãos escutávamos Titãs sem parar, na época uma das nossas bandas de alma e coração. De tanto ouvir as músicas, acabei criando uma relação da música com uma situação que vivia na época...

Corta para o mundo presente.

Estou com um iPod que me acompanha pra cima e pra baixo, nele jogo as músicas que quero ouvir mas às vezes deixo ele escolher por mim. E hoje a seleção das músicas me surpreendeu. Tive novamente uma sensção de minha adolescência, escutando músicas dos anos 80.

Ouvindo "Não vou me adaptar" a sensação que ela me trás é de eu estar sentado no ônibus, já chegando em Araraquara, de madrugada, com o frio batendo no rosto, o corpo ainda meio mole da soneca dentro do ônibus, do pessoal se mexendo para descer na rodoviária...

Outra canção que me pegou de surpresa - na verdade duas - também me trouxe lembranças exatamente daquela época. Duas músicas do Guns and Roses (é mole? Mas tudo bem, quero ver quem vai atirar a primeira pedra rs*). A primeira me fez lembrar com um sorriso meio melancólico da época em que saía com essa turma do colégio para as farras a noite... e essa música, mais de uma vez, me fez companhia na volta pra casa. Não é a letra, mas a melodia que me faz resgatar a memória, e ela vem viva e colorida, cheia dos detalhes daquele momento do passado.

A outra, bom a outra me faz lembrar de uma coisa que não fiz, rs. Sabe quando você é jovem e a menina te dá um puta mole? E vc bobão fica lá sem saber o que fazer? Pois é. Essa música me trouxe essa lembrança e outro sorriso na cara. Aquele sorriso de como a gente é bobo em certos momentos da vida.

O que tem isso a ver com RPG?

Pra mim tem muita coisa a ver. Estas lembranças me trouxeram de volta um antigo artigo que escrevi sobre narrativa de mestres. De como alimentar e trazer ao seu jogador sensações que vão além da "caverna escura" ou da "taverna aconchegante"

Só não sei se jogo aqui ou na Dragão. Acho que como comecei a história aqui, acho que vai aqui mesmo. O que vocês, meus leitores acham?

Deixo pra vocês decidirem. De quebra quero ver quem descobre quais as músicas do GnR eu falo no texto :)

 
eXTReMe Tracker