Pensamentos, idéias e as experiências de um jogador (não só) de RPG.

sábado, 17 de fevereiro de 2007

Inspirações

Uma vez eu estava andando com um amigo na av. Paulista e ele comentava sobre o livro do Dan Brown, o Código Da Vinci. De como a trama era perfeita, a história contagiante e bem elaborada, etc etc.

Ele é um daqueles amigos que não sabe o que é RPG e não entende do jogo, nem nada do tipo. Resolvi então dar uma colher de chá e comprei o tal livro.

Veja, tenho uma série de amigos, gente boa de verdade, dos mais diferentes círculos, alguns não gostam de jogos, outros não gostam nem de ler, então sempre fico com um pé atrás na hora de receber a crítica de um livro, seja ela boa ou ruim.

Mas neste caso eu comprei e li o livro em 3 dias. Fiquei grudado mesmo, a trama era interessante e trazia uma série de assuntos que eu uso em jogos de RPG que mestro.

Aí fui atrás de outro livro dele, um anterior, e desta vez não consegui terminar de ler. Muito ruim, chato, previsível... Mal escrito (na minha opinião) e pior... idêntico ao Código.

Mas como isso?

Notei então que ele usava uma estrutura básica de narrativa, apresentando sempre uma trama secreta, um item ou história do passado que pode trazer ou alterar algo no presente ou futuro.

Nesta semana li no UOL (infelizmente perdi o link) sobre o próximo livro dele, aparentemente idêntico na filosofia dos anteriores, chamado A Chave de Salomão... E pior, a matéria do UOL apresentava os "clones" de Dan Brown. Gente que pegou carona no sucesso e escreve tramas onde uma pessoa (professor de universidade ou expert num assunto) descobre uma sociedade secreta ou objeto do passado que pode... ah enfim..já falei disso aciam.

E sabe o que é pior? Já vi mesas de RPG com tramas montadas tão bem quanto ou até melhores. Já vi suplementos de jogos também brincando com isso.

Onde quero chegar?

Ah sim... Estes livros, que vou chamar de livros a lá Dan-B são ótimos como inspiração para aventuras de RPG, são bem medianos como leitura.

Muito chatos. Anjos e demônios (lembrei-me do título agora) eu larguei na metade, fiz um esforço pra continuar e parei depois de 2/3 do livro, entreguei a minha esposa e disse pra ela: "o livro deve terminar assim, assim, assado"

Dito e feito. Dan Brown agora só mesmo se eu encontrar em sebo, por 5 reais.

Sério mesmo. Recomendo os livros dele e de seus clones para os jogadores de RPG apenas se os encontrar em sebos. Isso ainda se não tiver coisa melhor sendo oferecida por lá.

 
eXTReMe Tracker