Pensamentos, idéias e as experiências de um jogador (não só) de RPG.

sexta-feira, 2 de fevereiro de 2007

Novos livros na estante

Hoje passei na Moonshadows e peguei algumas coisas por lá que eu estava namorando já a algum tempo.

São 3 livros de RPG: Cyberpunk 2030, Ars Magica 5th edition e Unknown Armies. Ainda ficaram faltando o L5R e o 4a edição do GURPS, mas estes eu pego depois...

Cada um desses 3 livros tem uma característica única para mim, cada um me atraindo por uma razão diferente. O primeiro foi um jogo que injustamente não vingou aqui no Brasil. A tradução não estava legal, o livro saiu num momento que competia diretamente com outro jogo de ficção, acabou que ele ficou em segundo plano. Uma pena.

Mike Pondsmith, o autor, é uma das pessoas que mais entende de roleplay que conheci. Sabe como poucos como mestrar uma aventura, como dirigir uma cena e cativar seus jogadores. Lembro até hoje da voz grave, pausada, descrevendo uma cena de cyberpunk para nós, poucos, que ficamos com ele quando veio ao Brasil.

Ars Magica é outro escrito por uma pessoa que admiro muito e que trouxe uma grande inovação ao mercado, e mesmo saindo de cena, deixou uma marcamuito grande no RPG. Ars Magica foi um dos primeiros jogos de Mark Rein Hagen, autor de Vampiro. E foi um dos autores que mais conversei a respeito de jogo e a respeito de RPG. Ele, cvom seu Vampiro, trouxe a questão do interpretar, coisa meio fora de pauta no meio rpgístico.

E com isso inúmeros jogadores e jogadoras apareceram, seguindo a temática gótico-punk que ele apresentou no livro. Mais uma vez uma coisa boa caminha com uma coisa ruim. O modismo do vampiro foi deturpado por pessoas que seguinam a onda mas que não eram jogadores, estavam lámais pelo "ser vampiro" do que para se divertir.

Ainda na moda, Vampiro é hoje para mim, ainda, um marco no RPG difícil de ser superado.

E por fim, Unkonwn Armies, escrito por Greg Stolze que é um dos autores que está chamando minha atenção. A temática me agrada e o jogo promete, uma mistura de Constantine-encontra-Hellblazer.

Abri estas 3 opções para meu grupo. Está na mão deles agora decidir qual vamos estrear primeiro.

Enquanto não se decidem, vou buscando algumas inspirações em alguns livros que fui caçando em sebos e livrarias. Mas isso é coisa para outro post.

 
eXTReMe Tracker