Pensamentos, idéias e as experiências de um jogador (não só) de RPG.

sábado, 10 de fevereiro de 2007

Duas notícias interessantes

Para quem curte quadrinhos e gostaria de trabalhar nisso, leiam a matéria que saiu no uol falando sobre o futuro dos quadrinhos. Se não conseguirem ler, eu coloco um resumo mais abaixo.

Outra notícia bacana é para quem joga vídeogame e sempre escuta que ele fa mal a saúde: A universidade de Rochester publicou um dado interessante. Quem joga ao menos 1 hora de game de ação tem sua acuidade visual melhorada em 20%. Mais detalhes no site da universidade.

E sobre quadrinhos:

"Em 1984, dois anos após deixar a Universidade de Syracuse, Scott McCloud realizou seu sonho de infância: ele se tornou um artista profissional de histórias em quadrinhos quando a revista alternativa de super-herói, "Zot!", foi publicada por uma pequena editora da Califórnia.

"Mas McCloud realmente se consagrou como profissional uma década depois, após seu tratado "Desvendando os Quadrinhos" - engenhosamente apresentado em forma de história em quadrinhos - receber críticas elogiosas do "The New York Times Book Review". "Quando a jornada de 215 páginas finalmente acaba", escreveu Garry Trudeau, criador de "Doonesbury", "a maioria dos leitores dificilmente verá os quadrinhos da mesma forma".

"McCloud continuou escrevendo e desenhando quadrinhos (...) mas ele se tornou mais conhecido por uma trilogia de livros -"Desvendando os Quadrinhos", "Reinventando os Quadrinhos" de 2000 e, no ano passado, "Making Comics" (fazendo quadrinhos) - que explicam como os quadrinhos funcionam e oferecem sugestões para o caminho que podem seguir.

"Ao longo do caminho, McCloud fez alguns inimigos; seu endosso ao uso de computadores para criar e distribuir quadrinhos em "Reinventando" atraiu uma ira particularmente intensa do pessoal da pena e tinta. (Um recente crítica de "Making Comics" se refere a McCloud como filisteu.)

(...)

"Nós conversamos com McCloud por celular enquanto ele e sua família - e esta pode ser uma primeira vez nos anais do jornalismo - visitavam um cemitério em Nova Orleans. "É adorável", ele disse.

"Austin American-Statesman: Em 2000, em "Reinventando os Quadrinhos", você previu que os computadores e a Internet transformariam os quadrinhos. Sete anos depois, eles mudaram?

"Scott McCloud:
Eles certamente transformaram os quadrinhos na Internet.
Segundo estimativas conservadoras, eu acho que atualmente há pelo menos entre 10 mil e 20 mil pessoas fazendo quadrinhos na Internet, o que é bastante. Alguns são bem ruins -provavelmente a maioria- mas também há ótimos trabalhos na Internet. Assim, o grau com que a distribuição pela Internet mudou a cultura dos quadrinhos é enorme.

"Os computadores, é claro, também estão mudando a forma como fazemos arte, e vimos exemplos de pessoas como os quadrinhistas na antologia "Flight" (na qual uma série de artistas explora a idéia de voar) que estão acostumados a criar arte para a tela, voltarem para o material impresso e também repensarem a forma como criamos arte para impressão.

"Há muitas coisas no livro que esperava e que não vimos ainda - algumas mudanças na forma como o comércio se dá na Internet ainda não ocorreram. Na verdade, eu até mesmo tentei e fracassei nos últimos dois anos. (...) O que eu esperava no lado comercial era alguma forma de vendedores interessados e compradores interessados trocarem diretamente pequenos valores em dinheiro. Uma empresa que eu achei que tinha um sistema razoavelmente bom afundou e nunca consegui obter uma ampla adoção social pela comunidade de quadrinhos do que chamamos de "micropagamentos", apesar disto realmente significar a capacidade de trocar centavos.

"Parece que as pessoas no momento estão apenas dispostas a realizar tal comércio quando se trata de um único vendedor, como o iTunes. E há problemas com o modelo de único vendedor - tal vendedor é quem estabelece o preço, tal vendedor é quem decide se seu trabalho estará disponível ou não. E mesmo quando você tem uma entidade relativamente benigna como a Apple -bem, eu acho que ela é benigna, eu uso seus produtos o tempo todo- este é um problema potencial mais à frente. "

Jeff Salamon
em Austin, Texas

Eu espero que agora com o trabalho na revista eu possa dar uma força a todos aqueles jogadores de RPG e artistas seja de arte sequencial ou apenas ilustradores, opssam ter outro veículo de comunicação.

 
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