Pensamentos, idéias e as experiências de um jogador (não só) de RPG.

segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Uma noite na taverna

Uma das coisas que a gente aprende quando joga RPG é descrever uma taverna, um pub ou um bar. Mesmo que a gente nunca tenha entrado em um deles, a pesquisa e os livros nos ajudam e muito a criar uma imagem quase real de um lugar como este.

Mas ao mesmo tempo começamos a ver uma certa conformidade nas descrições, uma padronização que acaba deixando a taverna com uma cara mais caricata do que real. Isso afeta bastante o jogo.

Imagine a mesma taverna descrita da mesma maneira, uma, duas, três vezes e os jogadores já cientes de todas as deixas, intencionais ou não do mestre? Eu mesmo já me peguei nesta situação e percebi como é fácil Cair nesta armadilha.

Há um tempo atrás eu escrevi um pequeno texto sobre uma taverna, hoje quando reli o mesmo para inseri-lo aqui no blog vi quantos erros eu achei e como poderia reavaliar o texto, mexendo em algumas coisas mas mantendo o sabor de uma boa cena de RPG.

Voltando então ao tema deste post: Taverna, pub, inn, estalagem. Todos estes lugares tem a mesma origem. Todos eles derivam de um mesmo ponto em comum. Nas pequenas cidades existiam os cervejeiros, homens de família que produziam cerveja para a cidade. De enquanto o homem labutava, a sua mulher era autorizada a vender a sua cerveja, muitas vezes num aposento da casa ou da cervejaria.

Assim nascia o conceito de taverna. Eram então as mulheres dos cervejeiros que gerenciavam uma taverna, provendo aos locais um espaço para saborear a bebida feita por sua família. E as tavernas precisavam de autorização para funcionar, e com o passar do tempo as tavernas foram chamadas de public houses, ou pub para abreviar.

Mas alguns desses locais, por serem maiores, podiam também hospedar alguns viajantes, cedendo um espaço ou um quarto para que se pudesse dormir ou pernoitar antes de seguir viagem.

Essas tavernas também eram entrepostos de viajantes, armazém de secos e molhados, cervejarias, etc.

Sempre vemos a taverna das mesas de jogo como sendo um lugar onde temos o ponto de encontro para se conseguir emprego, comer, beber, dormir e arrumar briga. Sempre um lugar controlado por um homem mal-humorado, sujo e com marginais. Por outro lado eh possível também ver tavernas como os nossos hotéis de viagem com tudo muito limpo, organizado e sem nada faltar.

Onde fica o desafio então? Simples. Já tentou descrever e usar um cenário mais palpável e real sem perder o “tesão” do mundo de fantasia?

 
eXTReMe Tracker