Pensamentos, idéias e as experiências de um jogador (não só) de RPG.

segunda-feira, 16 de abril de 2007

Histórias

Todos nós contamos histórias o tempo todo, seja histórias para lembrar causos da época da escola, seja para contar uma façanha amorosa, uma boa cartada no trabalho, enfim... Inúmeras vezes contamos, repetimos, inventamos e criamos histórias para nós mesmos e para amigos, conhecidos e aquels que nos acompanham na fila do ônibus e no balcão da padaria.

Várias vezes repetimos estas histórias para o mesmo público, reinventando-as, reforçando-as e assim levamos a vida.

Ma o que nos fascina? Se somos heróis, o somos de uma maneira mínima. Não temos feitos notáveis para adentrar a história nem façanhas dignas de menestréis ou de livros biográficos.

Mas porquê estou dizendo isso? Outro dia eu estava vendo um videoclip de uma banda que gosto muito e a maneira que o clip foi editado, a música e a atitude da banda me fez lembrar e imaginar os menstréis que eram responsáveis por contar histórias.

Daí comecei a transportar isso para uma aventura de RPG onde os heróis já existem, os grandes feitos também acontecem e cabe aos jogadores acompanhar, ser a comitiva que de maneira direta ou indireta vai acabar contando esta grande história.

Seja acompanhando um grupo de guerreiros e anotando as aventuras num pergaminho ou sendo pego "por acidente" numa briga de taverna e testemunhando grandes feitos, os jogadores tem em mãos um desafio de viver uma aventura DENTRO da aventura.

Desafio também para o mestre que precisa arquitetar a aventura de modo que os acontecimentos grandiosos possam ser acompanhados pelos personagens dos jogadores e que possa haver uma interação, não deixando-os de modo passivo na aventura, o que seria entediante demais.

O que imagino é que o grupo possa, no caso de uma aventura de fantasia, ser a trupe do grupo de NPCs ou do NPC que viverá a grande aventura e que possa ajuda-lo durante a empreitada, seja diretamente, ou apagando pequenos incêndios para que o NPC vença.

O mesmo se aplica em aventuras de ficção e cyberpunk. Personagens medias, fixers, smuglers, todos eles focados em um bem maior.

E sempre tendo em mente que o que vale para a aventura é o registro dos feitos e não os feitos propriamente ditos.

 
eXTReMe Tracker