Você é um veterano?
Acompanho desde sempre uma das discussões que nunca acaba entre jogadores de RPG. Talvez pela necessidade de se firmar no hobby, talvez pela possibilidade de maior assédio ou de silêncio ao ouvi-lo falar de jogo, o fato é que discutir se fulano é iniciante ou veterano nas mesas de jogo sempre me traz um sorriso que preciso dissimular já que o que escuto quase sempre é uma bobagem.
Eu explico.
O que sempre escutamos é que se uma pessoa começou a jogar D&D lá pelos idos dos anos 80, 90 ele é um veterano do RPG enquanto que o pobrezinho que começou a jogar D&D agora no início do século 21 é um mero iniciante.
O que quase sempre acontece é que essas pessoas nunca pensam na quantidade e qualidade de jogo que recebem, nem toda uma série de peculiaridades que rondam, nosso hobby fazendo com que esta cálculo seja qualquer coisa menos um indicador de "iniciante" vs. "veterano"
Uns exemplos aqui para apimentar a discussão e talvez fazer com que reconsideremos esta comparação.
No tempo em que trabalhei diretamente com o hobby, vi grupos de jogadores que começaram a jogar D&D no ano 2000 e que nestes últimos 6 anos não pararam de jogar, passando 2 ou 3 vezes por semana em jogos de D&D e em tudo que aparecia pela frente. Vamos considerar esse grupo como sendo o grupo 1.
Nosso segundo grupo seria aqueles que começarama jogar nos anos 90 e depois com o passar do tempo se encontrram eventualmente para um ou outro jogo ainda usando as regras e jogos que lhes agradam, não dando muita trela ao que veio depois como sistema d20 ou cenários como 7th Sea, L5R, etc.
E ainda um terceiro grupo que já joga há muito tempo um único e exclusivo sistema, e que passou esses anos todos de forma reclusa com seu grupo, acompanhando as novidades mas não interagindo com as pessoas do hobby.
E agora quem aqui é veterando de jogo? O grupo que está jogando sem parar e conhece mais jogos e temmais experiencia de jogo que o grupo antigo que joga esporadicamente? E os que jogam sempre entre si sem contato com jogadores diferentes?
Perceba que há uma linha bem tênue para se classificar um jogador, por isso acho que independente de quando começaram a jogar, o que vale é o que cada um faz com seu tempo de jogo.
<< Home